Para a psicologia, a imprevisibilidade da vida não implica que você não pode tomar o controle das situações, e elas existem para você tirar proveito delas de alguma forma, transformando momentos ruins em bons. Nesse contexto que existe a persistência, sendo a capacidade de agir com constância visando alcançar um objetivo.
Segundo um artigo do canal Psicólogo e Terapia, muitas pessoas acreditam que o sucesso decorre exclusivamente de talento ou da vasta experiência. Apesar de ambos serem importantes, a característica principal para alcançar o sucesso é a persistência.
A importância dessa habilidade está diretamente ligada a capacidade de aprimoramento, seja pessoal, profissional, emocional ou intelectual. É através do fracasso, erros e curtos períodos de sofrimentos que aprendemos a ser mais fortes.
Entre as razões pela qual a pessoa não é persistente, incluem:
- Elas passaram por experiências que as ensinaram que desistir é a melhor opção;
- Elas não têm confiança em si mesmas ou autoestima elevada;
- Elas possuem dificuldade para controlar as suas emoções;
- Elas não conseguem seguir rotinas, cronogramas e regras com facilidade;
- Elas ligam demais para o que as outras pessoas pensam delas;
- Elas não sabem lidar com a pressão;
- Elas temem descobrir que não são boas o suficiente para alcançar seus objetivos;
- Elas desenvolveram o hábito de desistir do que realmente querem no passado, sendo mais fácil optar por esse caminho na vida adulta;
- Elas são ansiosas demais e não esperam para ver os resultados de seus esforços; e
- Elas não conseguem compreender a importância de dar um passo de cada vez.
A persistência é uma habilidade importante para que você alcance um objetivo, e um psicólogo pode te auxiliar nessa tarefa.