comportamento, psicologia

Autocuidado: cuidar de si diariamente é importante para a saúde mental

Em um mundo cada vez mais exigente, onde temos que trabalhar, cuidar dos filhos, lidar com estresse, entre outras coisas, muitas pessoas acabam “esquecendo de si” e ficam despreocupadas com hábitos básicos de autocuidado.

Segundo o canal Psicólogos Berrini, os psicólogos encorajam a incorporação de hábitos do autocuidado para ter uma vida mais funcional e agradável, já que essas práticas acabam por contribuir para nosso bem-estar e, consequentemente, ajudam a tratar sintomas como ansiedade e depressão. O autocuidado é o conjunto de atitudes voltadas para o cuidado e a valorização de si mesmo, abrangendo todas as áreas da nossa vida: emocional, física, psicológica e social.

Físico: o corpo e a mente estão conectados, então é importante que a pessoa cuide bem da saúde física para que a mente também esteja saudável. Fazer exercícios com regularidade, ter uma alimentação balanceada, evitar ao máximo o sedentarismo são alguns hábitos que a pessoa pode fazer para se sentir melhor.

Social: ter pessoas queridas e cultivar boas relações de amizades, familiares e amorosa também são importantes no conceito de autocuidado. Nessas horas, é importante se afastar de pessoas tóxicas, romper relacionamentos abusivos, e caso haja um desentendimento com uma pessoa que você goste, é importante resolver os conflitos com maturidade. Você nunca deve se anular e é importante dizer tudo que pensa, mas fazendo-o com sofisticação e inteligência emocional.

Emocional: olhar com cuidado nossos sentimentos também é importante para a saúde mental. É comum que as pessoas negligenciem ou ignorem os sentimentos negativos, como tristeza, ansiedade e a frustração, especialmente quando o assunto é trabalho. No entanto, é fundamental que a pessoa se afaste de uma situação que esteja fazendo mal ou, caso isso não seja possível, analisar formas alternativas e desenvolver técnicas para blindar as emoções de circunstâncias desagradáveis. Caso você esteja se sentindo “para baixo”, procure fazer coisas que elevem o humor, mas não “finja” que está tudo bem.

Psicológico: este é a união de todos os aspectos acima, e o autoconhecimento é essencial para a manutenção da saúde mental, sendo o momento em que um psicólogo pode te ajudar a ter uma vida mais confortável e feliz, livrando-se de traumas, barreiras emocionais, ressignificando muitos aspectos da vida.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s