comportamento, psicologia

Como a psicologia pode te ajudar a emagrecer?

Para emagrecer é necessário ter novos hábitos de vida, como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos etc. No entanto, para conseguir todas essas mudanças, o auxílio de um psicólogo é fundamental, já que as pessoas têm dificuldade em abandonar velhos hábitos e fazer com que haja uma relação melhor com a comida.

Geralmente, uma pessoa que quer emagrecer começa a fazer uma restrição drástica da ingestão de calorias, o que no médio prazo leva a compulsão alimentar. Além disso, é comum que muitas pessoas busquem refúgio na comida quando têm algum tipo de problema emocional, como se a alimentação pudesse aliviar sensações de depressão e ansiedade, algo que até funciona em um curto prazo, mas acaba trazendo prejuízos físicos e emocionais no médio e longo prazo.

Segundo a psicóloga Flaviane Crespo, todas as mudanças em nossa vida começam com novos processos mentais, e é importante que essas mudanças sejam gradativas para que o cérebro entenda que este é o novo estilo de vida da pessoa. Crespo defende que o processo de emagrecimento vai muito além da comida.

“A comida é um mecanismo de defesa, uma ‘válvula de escape’, a pessoa usa a comida para suprir uma carência afetiva ou emocional. Tudo isso trabalhamos com o autoconhecimento”, diz Crespo.

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das que se mostram mais efetivas para aqueles que querem emagrecer, já que a própria pessoa aprenderá a lidar com sentimentos de ansiedade, tristeza, estresse e culpa de outras formas. A alimentação passará a ser mais uma atividade prazerosa, e não a única.

Uma pessoa pode emagrecer mudando hábitos sozinha, mas um psicólogo a ajudará a passar por esse processo de modo mais eficiente, com mais segurança, e ajudando-a a ter uma mente mais saudável como um todo, algo que se refletirá em seu corpo também.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s