psicologia

Como a psicologia ajuda as pessoas LGBTs?

A sexualidade ou identidade de gênero ainda são tabus em nossa sociedade, mesmo que haja avanços significativos ao longo dos últimos anos em termos de aceitação e legislação. Isso porque “esbarra” em muitos valores, como os culturais, religiosos, além da quebra de expectativas da família e diversas outras questões que levam a pessoa LGBT a ter muitos problemas emocionais.

Hoje é comprovado que a homossexualidade ou a identidade de gênero não é uma escolha do indivíduo, mas que o próprio LGBT passa a se entender como um em determinado ponto da vida, geralmente no início da adolescência, quando alguém do mesmo gênero o atrai sexualmente. No entanto, é comum também que a pessoa homossexual já demonstre ser desde muito criança, às vezes com seus quatro ou cinco anos, seja com gestos ou pelas coisas que se atrai, apesar de não ser determinante. Os estudos comprovam que o ambiente não influencia na sexualidade de ninguém.

Também é comum que quando os filhos vão expor sua homossexualidade com os pais, eles entrem em intenso sofrimento e muitos deles procuram levar o filho ao psicólogo, como um forma de “tratar” o “problema” psicológico. No entanto, um bom profissional de saúde mental vai atacar a questão por uma outra pespectiva: fazendo com que o LGBT comece a se enxergar de modo mais positivo.

Na terapia são feitas várias sessões para que o sujeito entenda que não há nada de errado com sua orientação sexual e que o único problema é a homofobia enfrentada, tanto internamente, quanto externamente. Em termos mais técnicos, uma pessoa que “não se aceita” é egodistônica, que é quando ela sabe que é homossexual, mas não gostaria de ser, e o trabalho do psicólogo é fazer com que haja uma conexão entre o ego e o desejo, tornando-a egosintônica, ou em termos mais populares, que ela se aceite.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s