psicologia

Por que se importar com o que os outros pensam de você?

É comum que escutamos por aí que não devemos ligar para o que os outros pensam, mas, na prática, nem sempre funciona assim. Segundo o canal Psicólogos Berrini, se importar com a opinião de alguém não é de todo o ruim, já que precisamos saber o que chefes e colegas de trabalho pensam de nós para mantermos o nosso emprego, ou o que um cônjuge acha de nós. Não levar, nunca, o outro em consideração é algo até próximo da psicopatologia.

No entanto, o problema reside na preocupação excessiva com a opinião dos outros, gerando sentimentos de insatisfação, estresse e ansiedade que, no longo prazo, podem acabar evoluindo para uma depressão.

A pessoa que se preocupa demais com a opinião dos outros possui uma percepção negativa de si mesma, insegura e não confiando no próprio julgamento. Ela precisa receber uma validação externa, seja de familiares, amigos ou cônjuge, para ter confiança o suficiente de que aquele posicionamento, pensamento ou ação funciona.

Dessa forma, aprendemos a nos perguntar “o que os outros vão pensar se eu fizer…?” ou “como serei visto se eu fizer…?” antes de tomar uma decisão importante para nós, como pedir demissão e voltar para a casa dos pais.

Para se importar menos com a opinião dos outros, é necessário alguns passos, como:

  1. Fortalecer uma autoimagem positiva;
  2. Colocar-se em primeiro lugar;
  3. Fazer terapia
  4. Agir, apesar do medo
  5. Aceitar que você sempre será julgado;

Considerar o outro é importante, mas não ao ponto de você se anular em prol do que a outra pessoa acha. Por essa razão, desenvolver o autoconhecimento é importante para que a gente se conheça com profundidade.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s