Ficar cansado após um dia de muito trabalho e atividades é normal, afinal, a maioria de nós acorda cedo, pega um transporte público, tem que cuidar da família, estudos etc. No entanto, existem casos de pessoas que ficam “cansadas de tudo e de todos”, todos os dias, o tempo inteiro.
Segundo o canal Psicólogo e Terapia, a sensação de estar “cansado de tudo” é acompanhada por desinteresse, indiferença e desânimo, como se a vida perdesse “a graça”, e é comum também ter pensamentos negativos relacionados a tudo, como relacionamento, trabalho e outras pequenas coisas.
Entre os sinais de uma pessoa que está “cansada de tudo” incluem:
- Não ter vontade de trabalhar, conversar com as pessoas e fazer outras atividades normais do dia a dia;
- Ansiar por algo diferente, mas não saber o que;
- Falta de motivação;
- Sensação de desesperança;
- Inquietação;
- Ausência de propósito;
- Falta de perspectiva de vida;
- Não se importar com seu próprio mal-estar;
- Sensação de dormência emocional, como se você não conseguisse sentir emoções como antes;
- Dificuldade para cumprir prazos devido à falta de motivação ou procrastinação;
- Falta de comprometimento com as suas obrigações;
- Cinismo;
- Dificuldade de concentração;
- Dores musculares inexplicáveis;
- Sensação de sonolência; e
- Dores de cabeça.
O mais comum da pessoa que está “cansada de tudo” é que devido a uma rotina acelerada durante um longo período, que gera motivo de estresse. Também é comum que uma circunstância em específico, como a morte de alguém ou outros problemas.
Nesses momentos, é importante procurar um psicólogo para que a pessoa encontre outros prazeres na vida e tenha uma pausa para o próprio autoconhecimento. Procurar identificar o que te faz insatisfeito na vida, dar uma “pausa” na correria do dia-a-dia e desenvolver estratégias para cuidar do bem-estar emocional também é importante.