psicologia

Inveja é a raiva perante uma suposta “superioridade” do outro

A inveja vem da palavra em latim “invidere” que significa “não ver”. Em termos bem básicos, é um sentimento de raiva e angústia que temos perante as conquistas, posses ou a “superioridade” de outra pessoa. Estes podem acabar gerando sentimentos de frustração e rancor devido a uma vontade não realizada de sua parte. Pessoas com transtornos de personalidade do cluster B, como borderline ou narcisista, tendem a sentir inveja com bastante força.

Para a psicanálise, o invejoso não coloca sua visão “para dentro de si”, mas sim “para fora”, para “o outro”, deixando de perceber o que tem e o que não tem passa a possuir maior importância. Ou seja, o outro tem algo que eu não tenho, e isso me gera raiva. Além disso, quem tem inveja não admite. Mais profundamente, o invejoso quer ser o outro. 

Freud entendia que a inveja é a intensificação do ódio, causada pela pulsão de morte que se volta contra o próprio invejoso. Esse sentimento faz parte do ser humano desde o nascimento, mas é potencializado quando a pessoa se sente desestabilizada devido a um complexo de inferioridade em relação ao outro. Com isso, o invejoso quer tomar ou estragar aquilo que ele não tem.

Já a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva explica que a região do cérebro onde é processada o sentimento de inveja é a mesma onde é processada as dores. E a região do prazer do invejoso é imediatamente acionada quando ele vê o outro se dando mal.

Um psicólogo é de fundamental importância para a pessoa invejosa parar de olhar “para o outro” e passar a olhar mais para si mesma, percebendo suas qualidades e evitando comparações.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s