psicologia

“Positividade Tóxica” te deixará infeliz por te obrigar a “estar bem” o tempo todo

“Gratidão”, “Olhe pelo lado positivo”, “Vamos perdoar tudo e todo mundo”, “Hora de esquecer o passado”, “Vamos rir”, “Tem gente pior do que você”, “Agradeça por estar vivo” e outros têm uma intenção boa com o objetivo de alcançar a felicidade, mas na prática, acontece o oposto.

Segundo a psicoterapeuta Whitney Goodman, a nossa sociedade acaba nos “obrigando” a ficarmos positivos o tempo todo, e negligenciamos nossos sentimentos considerados menos desejados. “A positividade tóxica ega nossas emoções e nos força a suprimi-las, nos diz que nossas emoções não deveriam existir e que, se tentarmos o suficiente, podemos eliminá-las completamente”. 

É importante ressaltar que não há nada de errado com a positividade, contanto que ela seja sincera e fora dessa subcultura “displicente”. Aceitar o momento de sofrimento ou aquele sentimento não tão desejado, mas depois procurar se sentir melhor.

Whitney menciona a técnica de Terapia Dialética Comportamental “aceitação radical”: “[A técnica] Reconhece que a dor é uma parte inevitável da vida e que lutar contra ela geralmente leva a mais sofrimento”, explica. E completa: “Eu acredito verdadeiramente que esse seja o antídoto para a positividade tóxica. Quando praticamos essa habilidade, estamos aceitando que não podemos alterar a realidade, mesmo se não gostamos dela”.

Viver as emoções negativas faz parte, enquanto a gente “corre atrás” de ter sentimentos mais positivos com atitudes, reflexões etc.

Com informações da Isto É.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s