psicologia

Como a psicologia entende as relações saudáveis?

Ter uma relação saudável e de longa duração é bastante desafiador, considerando que as pessoas têm experiências distintas, e o que causa felicidade para você muitas vezes não causa para o outro e vice-versa.

Uma relação saudável, não necessariamente envolvendo um casal apaixonado, mas sim qualquer tipo de envolvimento entre duas pessoas, é aquela em que ambos os lados têm igualdade de oportunidades e que há uma harmonia no ambiente. Havendo respeito, autonomia, cumplicidade, atenção e liberdade.

Segundo o canal Psicólogos Berrini, há alguns pontos a serem considerados para que haja uma relação saudável:

Empatia: essa é a capacidade de entender o outro, colocando-se em seu lugar. É necessário legitimar os sentimentos e conceitos alheios, mesmo que você não concorde. Empatia gera bem-estar e ajuda a construir uma relação harmônica entre as pessoas, que se sentem reconhecidas e valorizadas;

Saiba ouvir: é importante saber ouvir, pois uma relação saudável consiste em troca de experiências. No entanto, ao ouvir é importante realmente se interar do que o outro está dizendo, não apenas “usar o aparelho auditivo para escutar palavras” e, depois nem saber o que o outro disse;

Reconheça o poder do silêncio: Situações estressantes, adversidades e problemas são famosos por criarem o cenário ideal para brigas, desentendimentos e ofensas. Por isso, é muito importante reconhecer o poder que o silêncio tem para “apagar um incêndio” perante uma situação drástica. Com ânimos alterados, dificilmente algum dos envolvidos conseguirá se expressar com 100% de controle sobre as suas emoções.

Ser paciente: A paciência é uma característica apaziguadora, que proporciona um clima de harmonia e bem-estar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s