psicologia

Como saber se tenho um transtorno mental?

Condições associadas a saúde mental ainda são estigmatizadas, mesmo que haja uma crescente conscientização de que uma vida saudável também passa por ter um comportamento e uma mentalidade que conduza ao bem-estar.

O modo que a pessoa enxerga a si mesma determina como ela vai tratar os outros e também a si. Ações, pensamentos, objetivos e decisões são motivados pela imagem que você forma de você mesmo. Ou seja, uma pessoa que enxerga a si mesma como negativa, tende a tomar atitudes desfavoráveis para o próprio bem-estar.

Diferente de outras patologias em que as pessoas procuram o profissional capacitado, é comum que as pessoas que têm alguma condição relacionada a saúde mental creia que a condição faz parte “dela ser”.

Uma pessoa incapacitada de trabalhar ou tomar decisões pode ser visto como “triste e preguiçosa” ao invés de estar passando por uma depressão, assim como uma pessoa com um transtorno de personalidade como borderline pode ser vista apenas como “muito dramática”, e não alguém que precisa de tratamento. Muitos acreditam que “o mundo externo” que dá razões para ela ser daquele jeito.

Segundo o canal Psicólogo e Terapia, se uma pessoa cresce em que ter uma condição de saúde mental é considerado estranho ou frescura, ela pode entrar em negação para evitar se transformar naquilo que é temido.

Ainda que essa pessoa aceite começar a fazer terapia e tratar a sua saúde, ela pode avançar lentamente por ter todas essas pendências emocionais. É difícil para muitos indivíduos falar abertamente sobre seus sintomas, admitir que fazem terapia ou confirmar que tomam medicamentos psiquiátricos. A preocupação com o julgamento alheio os leva a se fecharem uma bolha.

O primeiro passo para que a pessoa tenha consciência de que tem um transtorno é a informação. Relações interpessoais difíceis, excesso de pressão, mau-humor constante e comportamentos que fogem muito da normatividade, que muitas vezes pessoas próximas apontam como “anormais”, são indícios de que a pessoa precisa procurar uma ajuda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s