Já abordamos em vários artigos sobre como funciona o relacionamento abusivo, como os tipos, quatro etapas do ciclo, e até a culpabilização da vítima, que é quando as pessoas colocam a responsabilidade sobre quem vive a relação abusiva na vítima da relação. Mas quais são os sinais de que a pessoa passa por uma relação abusiva?
Antes é importante ressaltar que a relação abusiva não necessariamente envolve a agressão física, e muitos casos envolvem apenas abusos psicológicos, que são mais difíceis de identificar. A vítima sente o tempo todo que “pisa em ovos”, precisa tomar cuidado com o que veste, como fala, como se comporta, onde o abusivo tenta controlar a vítima, manipulando a percepção que ela tem sobre si mesma e distorcendo a realidade.
Além disso, muitos abusadores conseguem convencer que a vítima é a culpada dos seus comportamentos disfuncionais e as agressões que sofre, muitas vezes convencendo também o ciclo social em que ela está inserida de que ela que é culpada.
Segundo o canal Psicólogos Berrini, há 20 perguntas que você deve se fazer para saber se está em uma relação abusiva.
- Ele constantemente lhe humilha e embaraça?
- Ele constantemente lhe coloca para baixo?
- Ele vive lhe criticando?
- Ele se recusa a conversar com você, principalmente quando há problemas no relacionamento (como ouvir que você está triste, indícios de infidelidade etc.)
- Ele ignora ou exclui você? Às vezes te bloqueia temporariamente para te deixar instável?
- Tem casos extraconjugais?
- Ele costuma flertar, dar em cima de mulheres na sua frente?
- Abusa do sarcasmo e de um tom de voz desagradável?
- Parece que ele tem inveja irracional de você? Diminui suas conquistas?
- Apresenta mau-humor extremo, principalmente quando estão em casa e sozinhos?
- Faz piadas ou constantemente tira sarro de você, como forma de bullying?
- Diz muito “Eu te amo, mas…”?
- Diz coisas como “Se você não fizer _____, eu irei_____” (se você fizer x coisas eu irei procurar outra mulher que faça, por exemplo)?
- Apresenta constante comportamento de dominação e controle?
- O afeto inicial do relacionamento diminuiu, ao ponto de quase não existir mais?
- Culpa você por tudo? Atenção, isso vale tanto para as pequenas coisas quanto as grandes. Por exemplo: “Eu deixei aquele copo sujo na pia, por que você sempre me distrai do que é importante?” “Eu te traí por que você não me dá atenção e não me satisfaz como homem, você é fraca”?
- Isola você de amigos e familiares? Atenção, isso nem sempre é facilmente perceptível. Ele começa criticando seus amigos e famílias, finge que gosta que saia com os amigos, mas quando chega em casa, ele está de mau-humor ou extremamente te critica.
- Usa o dinheiro para controlar?
- Liga o tempo todo ou ainda manda constantes mensagens de texto quando você não está com ele?
- Ameaça cometer suicídio se você terminar?
A terapia com um psicólogo é muito importante para a vítima de uma relação abusiva, para que a pessoa recupere a autoestima e aprenda a lidar com os sofrimentos que esteve passando.