psicologia

Sigmund Freud fugiu do Nazismo? 5 curiosidades sobre o pai da psicanálise

Os entusiastas da psicologia conhecem o pai da psicanálise, Sigmund Freud, devido a seu vasto material que busca compreender a mente humana. Pensando nisso, hoje vamos explicar cinco curiosidades sobre o “pai da psicanálise”.

1 – Demorou a alcançar a fama: o livro “A interpretação dos Sonhos” é considerado pelo próprio Freud como seu trabalho mais relevante, mas não despertou muito interesse no ano de sua publicação, em 1899. Uma segunda edição da obra foi publicada dez anos depois;

2 – Foi nomeado ao Prêmio Nobel: Sigmund Freud foi nomeado ao Prêmio Nobel 13 vezes, sendo 12 vezes pela vertente de Medicina e uma por literatura, mas não ganhou nenhum deles. À época, seus críticos defendiam que a psicanálise era uma prática sem fundamentos. Apesar disso, Freud recebeu o prestigioso Prêmio Goethe de Literatura, em 1930.

3 – Fugiu do Nazismo: Quando nazistas invadiram Viena, na Áustria, os livros de Freud foram queimados e o médico chegou a ser interrogado pela Gestapo — espécie de “polícia secreta do Estado”. Por intermédio de uma amiga e paciente, a princesa Marie Bonaparte, Freud conseguiu escapar para Londres com sua filha Anna.

4 – Lutava contra o vício em charutos: Freud chegava a fumar mais de 20 charutos por dia. Ao longo dos anos, passou por mais de 30 cirurgias para retirar tumores que tomavam conta de sua boca, mas mesmo assim, nunca conseguiu largar vício.

5 – Só há uma gravação de voz: Até hoje, só há uma gravação da voz do famoso pai da psicanálise. Trata-se de um registro de 1938, da emissora de rádio BBC.

Com informações de Universidade de Fortaleza

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s