psicologia

A falta de motivação pode ser indício de depressão

A motivação é a junção das palavras “Motivo + Ação”, ou seja, é a razão pela qual tomamos determinada atitude e gastamos nossa energia para um propósito.

É comum que a motivação varie ao longo dos dias, mas ela começa a ser um problema quando o desânimo se prolonga por um espaço de tempo significativo e acaba atrapalhando a vida profissional e pessoal, necessitando da ajuda de um profissional capacitado.

Segundo o canal Psicólogo e Terapia, há algumas coisas que você pode fazer para ter motivação para fazer as coisas:

  1. Relembre momentos de satisfação: situações de felicidade, momentos em que se sentiu realizado pelos feitos são importantes para nos mantermos motivados;
  2. Vá direto ao ponto: Quais elementos pode tirar da sua rotina para ter mais tempo para realizar o que realmente importa? Abrir espaço dentro do nosso dia, já nos faz sentir mais motivados.
  3. Elimine gatilhos: procure saber quais são as desculpas que você dá para não cumprir suas atividades e elimine esses hábitos.
  4. Imagine objetivos: Ter um objetivo bem definido e chegar até ele é importante para se manter motivado;
  5. Cerque-se de pessoas que te fazem bem: podem ser amigos, familiares ou até colegas de trabalho. É importante cercar-se de pessoas que tragam positividade para sua vida.

Caso a pessoa não consiga sair do estado de desânimo, ela pode estar sofrendo de depressão, mesmo que ela consiga “empurrar a vida com a barriga”. Neste caso, é importante buscar ajuda profissional.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s