comportamento

A importância do Carnaval para a saúde de nossa mente

O Carnaval é uma época em que as pessoas se permitem se divertir, se fantasiar, dar muitos beijos nas bocas, ter relações sexuais, e viver outros aspectos psicológicos que, no resto do ano, não é permitido. Afinal, vivemos em sociedade, e somos constantemente cobrados no trabalho, na família, temos prazos a entregar, uma determinada roupa para vestir e precisamos atender, ao máximo, a “moral e os bons costumes”. O Carnaval é como se a sociedade, e nós mesmos, tivéssemos a permissão de uma “licença poética”.

Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud, nossa mente tem três instâncias, o ID, o componente nato dos indivíduos e é formado pelos instintos orgânicos e o princípio de prazer. Um neném, por exemplo, é um “grande ID”. O Ego, que surge a partir da interação com a realidade, onde a pessoa passa a “negociar” seus instintos do ID e adequa seus instintos primitivos com o ambiente. E o Superego, que consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo.

Dentro da teoria Freudiana, no Carnaval as pessoas dão mais liberdade de viverem o “ID” e fazerem o que seus impulsos, desejos e instintos querem. Ao chegar na quarta-feira de cinzas voltamos à vida real e, muitos foliões, esperam a chegada do Carnaval no ano seguinte.

Carl Jung entende que possuímos vários polos dentro de nós, como amor/ódio; vida/morte; confiança/traição; puerilidade/sabedoria; profano/sagrado. Mesmo opostos, um precisa do outro para existir. O Carnaval, nesse sentido, tem um aspecto muito positivo para nossa mente, pois podemos vivenciar e nos divertirmos com situações consideradas “inadequadas” o resto do ano e extravasar a alegria, para assim, voltarmos a realidade de modo mais leve.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s