psicologia

Pais tóxicos: como reconhecê-los?

De acordo com um artigo da psicóloga especialista em desenvolvimento pessoal, Sara Sanchis, ao canal Psicologia Online, os pais tóxicos são, em sua maioria, pessoas que sofreram carências emocionais na infância e, por isso, não puderam se desenvolver mentalmente de modo saudável. Por essa razão, desenvolvem condutas negativas que são dirigidas aos filhos.

Pais tóxicos são pessoas com instabilidade emocional e passividade e/ou agressividade, anulam os filhos e estes interiorizam que não são válidos. As características dos pais tóxicos incluem:

  • São egocêntricos: consideram apenas suas próprias necessidades e são incapazes de sentir empatia das necessidades de seus filhos. Geralmente, buscam “abafá-las” de forma inconsciente, já que, em geral, nem conseguem reconhecê-las.
  • Instabilidade emocional que os leva a alternar entre estados de ira e insensibilidade.
  • Autoritários, críticos e manipuladores: só se sentem seguros quando tudo funciona como eles querem. Quando isto não ocorre, ativam suas respostas emocionais agressivas.
  • Dependentes de seus filhos: o desequilíbrio em suas relações sociais adultas e em suas próprias gestões emocionais, faz com que tratem inconscientemente seus filhos como caprichos para suprir suas próprias necessidades, e assim se veem dependentes deles.
  • Pouco afetivos: não receberam nenhuma base emocional afetiva, e por isso são incapazes de oferecer uma a seus filhos e filhas. E frequentemente isto faz com que os filhos sintam que esse pai ou mãe não os amam.

É importante que uma pessoa que tenha pais tóxicos procure ajuda de um psicólogo para conseguir reestruturar sua autoestima e que também não passe adiante a toxicidade imposta por seus pais. Caso a pessoa precise conviver ainda com os pais tóxicos, o psicólogo vai orientar em como agir com eles, seja na infância, adolescência ou fase adulta.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s