psicologia

Por que falamos como “neném” com quem amamos?

É comum quando estamos apaixonados fazer voz imitando um neném fofo, mas você já se perguntou a razão por trás disso? De acordo com uma matéria da VICE, a maioria dos especialistas concorda que o estilo “fofinho” de falar um com o outro tem o objetivo inconsciente de fortalecer laços afetivos.

“Essa é uma prática muito comum em várias culturas, com mães de todo mundo”, explica a neuroantropologista da Florida State University professora Dean Falk. Ela é a autora de Finding Our Tongues: Mothers, Infants, and the Origins of Language, e especialista nas origens do desenvolvimento da linguagem humana.

“Isso existe para aquisição da fala entre bebês, e também expressa amor e facilita criar laços entre mãe e filho”, ela diz, explicando que estudos mostram que bebês adoram quando a mãe fala assim — e quando outras pessoas usam esse tom de voz também.

Quando se trata pessoas adultas, o princípio é similar. “Casais, falando assim, voltam à sua própria experiência quando eram crianças e seu primeiro amor, sua mãe”.

Para o linguista Frank Nuessel, da Universidade de Louisville, a voz de neném também dá ao adulto um espaço para se expressar livremente sem as convenções dá vida adulta, que pode ser opressiva e exaustiva. “Isso dá aos dois uma certa liberdade das restrições dos papéis adultos normais.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s