psicologia

O que é felicidade para a psicologia?

A psicologia se dedicou, ao longo de grande parte da sua história, em tratar os problemas emocionais, como traumas, transtornos, e outros que causam mal-estar ao indivíduo, com o objetivo de aliviar a pessoa deste sofrimento.

No entanto, mesmo com tantos avanços do conhecimento na área da psicologia, alguns pesquisadores começaram a perceber que, além de retirar os sintomas de sofrimento, faltava aos profissionais da área estudarem métodos que deixasse a pessoa feliz. Após o sofrimento ser cessado, o que a pessoa precisaria?

Nesse contexto que surgiu, na década de 1990, a psicologia positiva, desenvolvida por Martin Seligman e Mihaly Csikzentmihalyu. Até então, a pessoa saía do sofrimento e ia para o estado “zero”, mas o que fazer após chegar a este ponto? Para a psicologia positiva, a felicidade é um estado de plenitude que contém cinco elementos:

  • Emoções positivas: Uma pessoa feliz costuma experimentar mais emoções positivas que negativas (numa proporção de 3:1), como gratidão, prazer, inspiração, alegria, etc.
  • Engajamento: Se sentir verdadeiramente comprometido com as atividades do dia-a-dia é um elemento relevante para ter a sensação de plenitude. Isso costuma acontecer quando as atividades realizadas fazem com que o indivíduo tenha a atenção totalmente voltada para o que está fazendo, sem que outros pensamentos invadam a mente; sinta-se desafiado e, após a realização da atividade, sinta prazer.
  • Relacionamentos positivos: Esse é, sem dúvida, o mais importante fator. Os relacionamentos saudáveis dão sentido à vida do indivíduo e podem o auxiliar em momentos mais desafiadores.
  • Propósito de vida: É o sentido que o indivíduo dá à sua vida que faz com que ele persista diante das dificuldades e busque seus objetivos e sonhos.
  • Conquista: A sensação de alcançar o que deseja é um importante ingrediente da felicidade para muitas pessoas. Essas conquistas podem ser das mais corriqueiras, como se superar em um treino físico, como podem ser grandes realizações de sonhos, como passar em um concurso público ou se formar em um curso de graduação.

Com informações de “Nossa Saúde

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s