psicologia

Pensamento positivo é uma habilidade que adquirimos

Segundo um artigo do canal Psicólogo e Terapia, o pensamento positivo traz diversas mudanças na vida de um indivíduo por uma questão até biológica: liberação de endorfinas e serotoninas. A pessoa otimista tem um modo diferente de lidar com o mundo quando comparado a maioria das pessoas, já que nosso “automático” tende a enxergar as coisas como difíceis e problemáticas.

A psicóloga Thaiana Brotto defende que o otimismo não é um dom ou uma “herança genética”, mas sim uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada, especialmente com a ajuda de psicólogos.

A pessoa otimista tem em mente o objetivo que deseja alcançar e traça metodologias para a atingí-lo, e quando a situação vai mal, eles conseguem perceber que há algo bom nisso, um aprendizado ou uma oportunidade. Além disso, o pensamento positivo aumenta a autoestima, e ajuda a manter a mente sadia e longe de transtornos psicológicos.

Vale a ressalva de que a ideia não é entrar na positividade tóxica, pois nossos sentimentos negativos têm uma função para nossa vida e é importante saber dar vazão a eles, não “fingindo que não os sentem”. A ideia é que a pessoa seja, verdadeiramente, otimista.

E como desenvolver o pensamento positivo? Há alguns passos a seguir:

  1. Treine sua mente para pensar positivo: concentre-se nas coisas positivas da vida, pois dessa forma o cerebro cria novos caminhos neurais e, com o tempo, o pensamento positivo se torna um hábito. Na situação ruim, é a resposta que determina o resultado, e, portanto, procure sempre a resposta positiva ou lição otimista;
  2. Decida ser feliz: pessoas felizes agradecem as coisas que têm na vida, ao invés de se queixarem do que não tem. É importante observar as boas intenções das pessoas que o cercam;
  3. Resolva ser alegre, não impora o que: mesmo dando tudo errado, decida olhar o lado positivo das coisas. É na dificuldade que demonstramos e criamos nossa força interior.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s