psicologia

Até que ponto o ciúme é normal?

Para os psicólogos Ayala Pines e Elliot Aronson, o ciúme é uma reação complexa a “uma ameaça (real ou imaginária) a algo percebido como valioso” para quem está enciumado. Por mais que seja desagradável, o sentimento faz parte do nosso espectro de emoções e os seres humanos têm, naturalmente, este sentimento.

Por mais que muitos encarem o ciúme como uma “demonstração de amor”, ele está mais relacionado a insegurança ou algo problemático que está acontecendo dentro do relacionamento. Segundo pesquisas apontadas pelo canal “Minutos Psíquicos“, quanto mais ciumenta uma pessoa é, maior é a chance de ela ter baixa autoestima, ter sido traída em uma relação anterior, ser mais possessiva, ter mais sentimento de apego ansioso, ou maior nível de neuroticismo.

Não é possível determinar com muita clareza até que ponto o ciúme tem a ver com a realidade ou com nossa percepção perante as coisas, mas sabe-se que ele é considerado como não saudável quando prejudica os relacionamentos e acaba tendo caráter destrutivo e paranoico. Nessas horas, é importante procurar ajuda de um profissional de psicologia para ver as razões para tanta insegurança.

Lidar com ciúmes não é uma tarefa fácil, mas é importante analisar da onde vem aquela insegurança e descobrir formas de melhorar a própria autoestima e também a autoconfiança.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s