A psicologia infantil busca ajudar a criança a conseguir expressar suas emoções através de atividades lúdicas, ressignificando eventos traumatizantes e buscando métodos alternativos para lidar com os conflitos internos.
A infância é considerada a fase mais importante para o desenvolvimento de um psiquismo saudável, prevenindo que na adolescência ou na fase adulta a pessoa enfrente transtornos como depressão ou ansiedade.
Quanto antes os pais perceberem que o filho está precisando de uma intervenção profissional, melhor. Segundo o canal Psiquiatria Paulista, alguns sinais que indicam a necessidade de uma criança precisar de um psicólogo incluem:
- Choro excessivo;
- Mudança súbita de comportamento;
- Ficar doente com muita frequência;
- Dificuldades de interagir socialmente;
- Intolerância com os colegas e família;
- Agressividade;
- Agitação;
- Dificuldade de aprendizagem;
- Compulsão alimentar;
- Recusar-se a ir à escola;
- Xixi na cama;
- Recusa em permanecer próximo a uma pessoa específica;
- Pesadelos frequentes;
- Constipação e medo de evacuar;
- Atraso na fala ou no caminhar;
- Isolamento social;
- Dificuldade de dormir sozinha.
As razões pelas quais uma criança pode ter sofrimentos psíquicos são as mais diversas, podendo ser as exigências como o bom desempenho escolar, corresponder as expectativas da família, presenciar problemas com os pais, sofrimento de bullying na escola etc. No entanto, não é necessário que os pais entendam ou saibam as razões pelas quais o filho está sofrendo, já que a criança se expressa de muitas maneiras que, para o adulto, não parece claro. Quantos antes for identificada a necessidade de cuidado, melhor.