psicologia

Psicólogo ou Psiquiatra: quem eu devo procurar?

As condições mentais como ansiedade, depressão, transtornos de personalidade são variantes e uma dúvida muito comum de alguém que está sofrendo com seu psiquismo é se questionar se a pessoa deve procurar um psiquiatra ou um psicólogo.

A grosso modo, o psiquiatra é um médico especialista na área de psiquiatria que prescreve um remédio que causa alterações cerebrais, enquanto o psicólogo é aquele que escuta o paciente e “vasculha” o inconsciente para ressignificar traumas e percepções através da fala. Um psicólogo tem uma formação para ajudar qualquer pessoa, não necessariamente com algum tipo de transtorno.

Em um mundo cada vez mais corrido, as pessoas estão cada vez mais adotando os medicamentos para ter um alívio rápido de seus sintomas, mas isso pode se tornar um problema ainda maior no futuro, considerando que são frequentes que os sentimentos voltem de forma mais intensa e descontrolada no futuro. Por essa razão, é necessário que um bom profissional faça um diagnóstico preciso e dê o remédio certo para a cura do paciente.

Um psicólogo deve ser procurado quando a pessoa precisa de uma ajuda emocional. Seja em seu desenvolvimento pessoal, terapia de casal ou problemas em geral que resultam em angústias em sua vida.

Já um psiquiatra deve ser procurado quando o sofrimento do paciente é resultado de um desequilíbrio cerebral, como depressão, transtornos de humor, esquizofrenia, emergências psiquiátricas, dependência química ou alcoolismo.

Em muitos casos, é importante aliar às duas especialidades para que o paciente fique curado da condição. No caso de depressão, por exemplo, só o remédio tende a apenas aliviar os sintomas do paciente, enquanto o psicólogo ajudará o indivíduo a compreender e enfrentar os problemas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s