comportamento

Transtorno de personalidade têm cura?

Já exploramos em diversos artigos sobre os diferentes tipos de transtornos de personalidade, mas uma dúvida muito comum é se uma pessoa com essa condição pode se “curar”.

Os transtornos de personalidade são condições mentais em que há um padrão de pensamento muito rígido e mal ajustado, que causa disfuncionalidades nas relações e resulta em sofrimentos tanto para quem sofre da condição quanto para as pessoas em volta, como família, cônjuge e amigos.

Em todos os casos, é necessária uma avaliação de um profissional de saúde mental, pois as pessoas podem reconhecer traços de transtornos em si mesmas ou em outras pessoas através de informações disponibilizadas, mas o diagnóstico se dá de modo bem criterioso.

Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, o transtorno de personalidade é um “modo disfuncional de ser”, e não se espera uma cura, mas sim uma melhora do sofrimento e da qualidade de vida através da psicoterapia. A pessoa com transtorno que busca tratamento com um psicólogo treinará habilidades sociais e o profissional está capacitado para mudar a percepção da pessoa.

Em casos mais graves, em que a pessoa tem mudanças muito bruscas de humor, depressão profunda ou ansiedade exagerada, um psiquiatra pode receitar um remédio para distúrbios de humor. O objetivo dos profissionais de saúde é aliviar os sofrimentos da pessoa e fazer ela ter uma vida mais leve e feliz.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s