O arrependimento é uma reação emocional quando reconhecemos nossos erros ou quando tomamos uma decisão e acaba por ser mais prejudicial do que uma outra escolha. Esse sentimento é importante na vida de qualquer pessoa para “mudar a direção” de um comportamento para evitar que o mesmo erro aconteça. Essa emoção surge quando há uma sensibilização pela dor alheia, e o arrependido fica triste pelo dano causado ao outro.
Ele tem um significado diferente do remorso, que está mais associado a sentimentos negativos como culpa, angústia, e o fato da pessoa temer ser punida pelo erro que cometeu. A pessoa com remorso se autopune e sofre constantemente diante do equívoco cometido.
Segundo o canal Minutos Psíquicos, o arrependimento por ter feito algo tende a ter um efeito maior e mais intenso no curto prazo, mas se arrepender por não ter feito algo é maior no longo prazo. Isso significa que, com o passar do tempo, as pessoas tendem a se arrepender mais daquilo que não fez.
O arrependimento é importante para nós refletirmos sobre nossas ações e evitá-las no futuro diante de situações semelhantes. É um processo relativamente doloroso que todas as pessoas experimentam ao longo da vida, mas é valioso para aprendermos com nossos erros e nos tornarmos pessoas melhores.