A angústia é um sentimento comum na vida das pessoas em que há um sentimento de “nó na garganta” e sufoco. Em geral, acontece quando a pessoa não consegue expressar seus sentimentos diante de alguma situação e ela acaba por viver de forma agonizante, guardando sentimentos e situações mal resolvidas.
A pessoa muitas vezes sabe que está com o sentimento de angústia, mas não sabe de onde vem e porque não há um alívio daquela dor. Em muitos casos, a angústia também vem de lembranças traumáticas. No entanto, esse sentimento surge justamente para nós começarmos a refletir sobre o que está acontecendo e tirar um aprendizado.
Em termos mais técnicos, o pai da psicanálise, Sigmund Freud diz que as angústias surgem quando nossas vontades (ID) vivem em atrito com o instinto repressor (Superego). A esse conflito entre o Id e Superego, Freud denominou angústia.
É comum que as pessoas sintam angústia ao longo da vida em determinadas situações. No entanto, ela passa a ser um problema quando se torna recorrente e persistente. Nesses casos, o melhor é procurar ajuda de um psicólogo para que o sentimento de alívio ocupe o espaço do sofrimento.