psicologia

O tédio é a melhor ferramenta para sermos criativos

O tédio é um sentimento desagradável onde a pessoa quer, mas não consegue fazer algo interessante ou satisfatório, sendo muito comum na maioria das pessoas. O tédio é definido como “a experiência adversa de querer, mas não conseguir, exercer uma atividade gratificante”. É a dificuldade em lidar com estímulos.

Algumas pesquisas sugerem que o tédio pode estar ligado a depressão, ansiedade, impulsividade, jogos de azar, agressividade e consumo excessivo de comida, álcool, cigarro e drogas ilegais.

Apesar de tudo isso, existe um lado bom do tédio. Segundo uma publicação da Psychology Today, o tédio está diretamente ligado com a criatividade, já que as pessoas entediadas tendem a sanar esse sentimento buscando novas experiências ou fazer tarefas rotineiras de um modo diferente para torná-lo mais interessante.

Com isso, as pessoas acabam criando novos mecanismos em métodos antiquados e inspiram pessoas a repensarem a forma como agem. Fora que o cérebro também não tem contato com distrações, possibilitando maior fluxo de pensamentos.

Portanto, por mais que a reputação do tédio não seja das melhores, é importante que a pessoa entediada aceita o tédio, e busque fazer alguma coisa diferente para que essa sensação seja sanada.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s