psicologia

Por que me sinto triste no aniversário?

Via de regra, o aniversário é um dia feliz, em que a pessoa comemora mais um ano de vida, que é um dia somente dela, onde pessoas importantes lembram que ela existe, manda comemorações. No entanto, há uma parcela de pessoas que ficam tristes e que querem que o dia acabe o “mais rápido o possível”.

De acordo com a psicóloga Marisa de Abreu, cada pessoa terá seu motivo para não gostar do dia de aniversário, mas via de regra, são pessoas com autoestima baixa e que tende a se comparar muito com os outros e que acredita que não está correspondendo as expectativas sociais determinadas para aquela idade.

Abreu defende que a sociedade te diz o tempo todo quando você deve se formar, em que cargo você deve estar em seu trabalho, se você já casou, se já tem filhos etc. Além disso, muitas pessoas não gostam do aniversário por achar que estão ficando velhas, e começam a ver rugas até mesmo onde não tem. Se a pessoa não gosta dela mesma, o que ela iria comemorar?

Além disso, caso haja uma pressão para comemorar o aniversário, vem a angústia se as pessoas realmente irão comparecer também.

Por outro lado, Abreu defende que essa é uma oportunidade para reflexão e para que a pessoa passe a olhar para si mesma com mais carinho e rever suas questões. Não é necessário corresponder as expectativas dos outros, mas sim as próprias, e nesse ponto um bom psicólogo pode ajudar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s