psicologia

Animais de estimação auxiliam no combate a depressão

É de conhecimento geral de que conviver com animais nos trazem bem-estar e, segundo alguns estudos, o nosso cérebro é capaz de reconhecer os gestos sinceros dos outros, sendo a razão pela qual ficamos felizes com a felicidade de um cachorro ou de um gatinho, por exemplo.

De acordo o canal Psicólogo e Terapia, há estudos que comprovam que os animais são ótimos para nos fazer companhia e espantar a solidão, pois nos transmitem sensação de segurança e afeto e ajudam a restaurar nosso amor-próprio e autoestima, já que é comprovado que o sistema límbico do cérebro, que é ligado a nossas emoções, também é acionado.

Fora que também ajudam a diminuir o estresse e combatem a depressão, já que há uma relação de amor e afeto; ajudam na motivação e vida social; estimulam a criação de responsabilidade, e tudo isso combinado ajuda a aumentar os níveis de oxitocina, serotonina e dopamina, contribuindo para nossa saúde mental.

Evidente que uma pessoa que passa por crises de ansiedade ou depressão profunda precisam de um auxílio de um profissional para superar seus problemas emocionais, mas um animal de estimação pode ser um grande aliado nessas horas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s