comportamento, psicologia

Quem eu devo procurar primeiro? O psicólogo ou o psiquiatra?

A mente humana é complexa e as disfuncionalidades relacionadas aos nossos sentimentos possuem vertentes que variam entre a biologia e a psicologia, sendo um desafio saber em que momento se deve procurar cada tipo de profissional.

A “grosso modo”, o psiquiatra é o profissional que dá o remédio e trata o problema de modo biológico e neurológico. Se a pessoa sofre de ansiedade, ela tomando um ansiolítico ficará mais calma; se tem depressão, um remédio que aumenta a produção de neurotransmissores ajudará ela a se sentir melhor e assim sucessivamente.

Já o psicólogo é aquele que tratará o paciente, através do diálogo, o campo subjetivo da mente e o modo como ele percebe e entende as circunstâncias e o mundo. Um quadro depressivo pode ter surgido após um evento traumático, e o psiquiatra tratará os sintomas dessa doença, mas é o psicólogo que fará, através de conversas francas e transparentes, o entendimento do que está causando o mal-estar, ressignificando eventos chaves, e fazendo a pessoa a lidar com as adversidades da vida de modo mais equilibrado e funcional.

O tratamento medicamentoso sem o acompanhamento de um psicólogo, dependendo do caso, não costuma ser muito eficiente. A psiquiatria alivia os sintomas, mas não trata o problema nuclear, e o ideal é combinar ambos. Caso não saiba quem procurar para tratar seu problema em específico, converse o assunto com um clínico geral, que ele dará a indicação de qual profissional você deve procurar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s