Vida equilibrada é a "chave" para sermos felizes e bem sucedidos
comportamento, psicologia

Vida equilibrada é a “chave” para sermos felizes e bem sucedidos

Em muitos artigos do nosso blog, comentamos sobre os mais diversos transtornos e sempre chegamos a conclusão de que nossos problemas psíquicos se resumem em uma palavra: desequilíbrio.

Excesso de preocupação causa ansiedade, exagero de pensamentos negativos causam depressão, e até mesmo uma vida financeira desequilibrada traz problemas de autoestima e autoconfiança. Portanto, a qualidade de vida se dá quando balanceamos todos os pontos que nos envolvem, o que é bem desafiador em nosso cotidiano em que temos que enfrentar tantos compromissos, obrigações, cumprir prazos, e estarmos sempre com disposição. Segundo um artigo do canal Vittude, o bem-estar se dá quando cuidamos dos seguintes fatores:

  • Profissional: satisfação com o trabalho exercido;
  • Saúde: satisfação com a saúde da mente e do corpo;
  • Financeiro: satisfação com os recursos financeiros disponíveis graças ao seu trabalho, bem como a satisfação de necessidades básicas;
  • Amoroso: satisfação com o parceiro;
  • Social: satisfação com a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais;
  • Espiritual: satisfação com a sua fé;
  • Familiar: satisfação com as relações familiares e o convívio com parentes;
  • Emocional: satisfação com o bem-estar emocional e psicológico.

Assim como exploramos em um artigo anterior, o autocuidado é muito importante para nosso bem-estar mental e que faça parte do nosso cotidiano.  O objetivo é justamente prevenir transtornos mentais e diminuir o estresse do cotidiano, fazendo com que a pessoa tenha uma vida mais saudável, leve e feliz. Sabe aquela pessoa que você tanto ama e cuida dela com muito amor e carinho? A ideia é fazer isso com você mesmo.

Estabelecer limites profissionais, aprender a dizer não, cultivar um passatempo e criar momentos para relaxar são importantes. Fazer exercícios físicos, ter uma social com pessoas que te acrescentam, fazer check-ups com médicos, desenvolver hábitos de consumos saudáveis. Caso esteja com dificuldades em balancear a sua vida, um bom psicólogo pode te ajudar a ter mais equilíbrio emocional, se refletindo nas mais diversas áreas de sua vida.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s