O narcisismo vulnerável é uma variação do Transtorno de Personalidade Narcisista caracterizado por sentimentos de vergonha e introversão, com uma uma necessidade de admiração e busca por atenção.
Diferente do grandioso, onde a pessoa realmente sente que está acima dos outros, o vulnerável vai no extremo oposto e se sente pior do que todo mundo. É hipersensível a crítica, se sente inferior, e tem mudanças bruscas de humor, se assemelhando também ao Transtorno de Personalidade Borderline. Entre as características mais comuns do narcisista vulnerável estão:
- Comportamento arrogante
- Desejo de ser admirado/a
- Busca por atenção
- Sentimentos de vergonha
- Falta de empatia
- Neuroticismo ou insegurança
- Complexo de inferioridade
- Ressentimento
Devido ao nível de introversão, eles demonstram personalidade tímida e tendem a ter sintomas de ansiedade social, podendo recusar reuniões com amigos e se sentirem desconfortáveis em momentos sociais comuns, geralmente ficando isolados dentro de casa. Por serem muito sensíveis, tendem a ser vingativos e ficam ressentidos com seus críticos.
Acredita-se que a pessoa desenvolve uma personalidade narcisista vulnerável devido a abusos verbais ou físicos vividos durante a infância, onde ela é constantemente negligenciada e desvalorizada.
A psicoterapia, em especial a cognitivo-comportamental, é muito importante para tratar o transtorno de personalidade narcisista, costumando ser longo e demorado, pois demora muito tempo para as pessoas entenderem que aquele comportamento causa prejuízos às suas vidas. O psicólogo fará com que a pessoa entenda que ela pode se valorizar sem a necessidade de se impor dessa forma, tendo uma autoestima real.