psicologia

Narcisista Vulnerável: Aquele que se impõe como “melhor” para disfarçar a autoestima destruída

O narcisismo vulnerável é uma variação do Transtorno de Personalidade Narcisista caracterizado por sentimentos de vergonha e introversão, com uma uma necessidade de admiração e busca por atenção.

Diferente do grandioso, onde a pessoa realmente sente que está acima dos outros, o vulnerável vai no extremo oposto e se sente pior do que todo mundo. É hipersensível a crítica, se sente inferior, e tem mudanças bruscas de humor, se assemelhando também ao Transtorno de Personalidade Borderline. Entre as características mais comuns do narcisista vulnerável estão:

  • Comportamento arrogante
  • Desejo de ser admirado/a
  • Busca por atenção
  • Sentimentos de vergonha
  • Falta de empatia
  • Neuroticismo ou insegurança
  • Complexo de inferioridade
  • Ressentimento

Devido ao nível de introversão, eles demonstram personalidade tímida e tendem a ter sintomas de ansiedade social, podendo recusar reuniões com amigos e se sentirem desconfortáveis em momentos sociais comuns, geralmente ficando isolados dentro de casa. Por serem muito sensíveis, tendem a ser vingativos e ficam ressentidos com seus críticos.

Acredita-se que a pessoa desenvolve uma personalidade narcisista vulnerável devido a abusos verbais ou físicos vividos durante a infância, onde ela é constantemente negligenciada e desvalorizada.

A psicoterapia, em especial a cognitivo-comportamental, é muito importante para tratar o transtorno de personalidade narcisista, costumando ser longo e demorado, pois demora muito tempo para as pessoas entenderem que aquele comportamento causa prejuízos às suas vidas. O psicólogo fará com que a pessoa entenda que ela pode se valorizar sem a necessidade de se impor dessa forma, tendo uma autoestima real.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s