comportamento, psicologia

Cores têm forte influência em nossas sensações cerebrais

Instintivamente, nós tendemos a olhar uma cor e já entender a sentir alguma coisa, tanto por valores culturais, quanto por fatores psicológicos mesmo. No entanto, você sabia que há uma ciência dedicada exclusivamente a estudar, a fundo, como nosso cérebro transforma as cores em sensações? Ela é a colorimetria.

A colorimetria já concluiu, nos mais diversos estudos, que as cores do nosso cotidiano acabam interferindo em nossos sentidos, emoções e decisões, se tornando relevante especialmente na área do marketing e também para pessoas que querem criar uma identidade visual.

No entanto, para nós do campo da psicologia, há um estudo chefiado por Satyendra Singh, da Universidade de Winnipeg, no Canadá, que chegou a conclusões de como as cores afetam nosso cérebro. Podendo ser importantes na hora de querer transmitir algum tipo de mensagem ou para influenciar o outro.

Preto: passa o efeito de curiosidade, mistério, superioridade, nobreza e distinção. Estudos apontam que pessoas que vestem preto transmitem mais autoridade na hora de ensinar ou dizer algo;

Azul: atingindo o córtex pré-frontal do cérebro, o azul-claro provoca sensação de frescor e higiene, ligando a produtividade e sucesso. Em tons mais escuros, relaciona-se a poder de modo semelhante ao preto;

Laranja: atinge o sistema de recompensa do cérebro. Transmite sensação de mudança, expansão e dinamismo;

Amarelo: sistema de recompensa. Passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores pode indicar credibilidade ao seu cérebro.

Vermelho: atinge a amígdala e núcleos accumbens, que são estruturas ligadas ao prazer. Emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo, pode estimular, no caso de alimentos, ou evitá-los

Branco: atinge o córtex cerebral esquerdo, responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Passa o efeito de pureza, cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

Com informações de Fãs da Psicanálise

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s