O complexo de Messias é, como o nome sugere, um estado em que a pessoa acredita que é uma figura de extrema importância para o meio em que vive ou até mesmo para o mundo inteiro. São aquelas pessoas que se nomeiam como salvadores, ou se sentem escolhidos por Deus como alguém que veio peregrinar para salvar o mundo.
Segundo um artigo da psicóloga Raquel Baldo, é importante ressaltar que há uma grande diferença entre pessoas que são religiosas e que acreditam em uma fé, enquanto aquelas que se encaixam neste complexo através de atos e pensamentos extremos.
Já o psicólogo Leonardo Teixeira diz que as pessoas com complexo de Messias possuem uma característica egocêntrica gigantesca, e elas acreditam possuírem uma missão em nosso planeta de salvar as pessoas. Curiosamente, essas pessoas também angariam seguidores que validam seu egocentrismo.
De acordo com um artigo da National Geographic, o caso mais famoso no Brasil de alguém que, muito provavelmente, sofre deste transtorno, é o Inri Cristo, que se considera a reencarnação de Jesus.
Há casos em que as pessoas com complexo de messias estejam associados à esquizofrenia, e a pessoa ouve vozes, tem alucinações e acredita que é Deus, espíritos, anjos, deuses, sendo que estes confirmariam o fato de ele ser um messias.