Espaço em Relacionamento: por que ele é tão importante?
casamento

Espaço em relacionamentos amorosos: por que ele é tão importante?

Aquele velho ditado de encontrar a “metade da sua laranja” não vale para a psicologia. Hoje em dia, entende-se que um relacionamento são duas pessoas “inteiras” que caminham juntas e, por isso, é necessário dar espaço para o outro para que haja uma relação saudável e funcional. Dois seres incompletos não podem ter uma relação boa.

Apesar de não ser uma regra, é muito comum vermos casais que confundem relacionamento com “posse”, onde um dos lados (ou ambos) tentam controlar, o que pode levar a relacionamentos abusivos onde ambos os lados sofrem. Os estudos da mente humana entendem que o amor é livre e ele exige essa liberdade, e que quando um dos lados faz enormes sacrifícios para que o relacionamento continue, não é amor.

Segundo um artigo do canal Psicologo e Terapia, há dois pontos “chaves” para que um dê espaço para o outro ter um bom relacionamento, incluindo:

  • Ser guardião da solidão do outro: Há momentos em que um dos lados precisa ficar sozinho e o outro precisa de espaço para ter uma oportunidade de amadurecimento. As pessoas não aguentam o “excesso de presença”.
  • Respeite as diferenças: é necessário conhecer a pessoa com quem nos relacionamos de forma objetiva e não ilusória, conhecendo o que ele tem de diferente e respeitando isso.

A união entre duas pessoas só funciona quando a individualidade é preservada, senão acaba sendo uma relação abusiva, onde um “suga” o outro como se fosse um parasita. A individualidade, o respeito e o espaço são as bases para um relacionamento maduro em que ambos os lados possam crescer juntos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s