"O jeito Harvard de ser feliz": A felicidade traz o sucesso e não o inverso
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“O Jeito Harvard de Ser Feliz”: A felicidade traz o sucesso e não o inverso

O livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz: O curso mais concorrido da melhor universidade do mundo” desconstrói a ideia de que para chegarmos a felicidade precisamos nos empenhar para ter sucesso. Escrito pelo psicólogo e pesquisador da Universidade de Harvard, Shawn Achor, defensor da psicologia positiva, ele mostra os resultados de estudos feitos por anos com mais de 1.600 alunos para provar que a felicidade traz o sucesso, e não o inverso.

Achor conclui que esperar a felicidade quando determinado evento ocorrer restringe o potencial do cérebro, enquanto cultivar a positividade estimula a nossa motivação, eficiência, resiliência, criatividade e produtividade. Esses elementos em conjunto melhoram seu desempenho e, consequentemente, te levam para o sucesso.

Na obra, ele defende sete princípios da felicidade:

  1. O Benefício da Felicidade: a felicidade não é algo objetivo e sim um bem-estar oriundo de crenças, emoções, pensamentos positivos que estão diretamente ligados a nossa subjetividade. Se você listar três coisas diferentes pelas quais você é grato todos os dias por um período de 21 dias, seu cérebro passará a reter um padrão de buscar o lado positivo das coisas. Isso porque a neurociência comprova que o exercício da gratidão ativa o sistema de recompensa do cérebro e libera neurotransmissores como a dopamina;
  2. O ponto de apoio e a alavanca: traçar metas com objetividade e clareza é importante, mas você deve ficar mais atento em manter uma atitude positiva quando estiver em busca desses objetivos. Achor demonstra que gostar da jornada é tão importante quanto chegar ao objetivo;
  3. Efeito Tetris: fazendo uma referência ao clássico jogo de empilhamento com blocos, quando o cérebro fica preso a um padrão que foca no estresse, negatividade, insucesso, a gente se condiciona ao fracasso. O objetivo é retreinar o cérebro para que ele perceba os acontecimentos externos de modo positivo;
  4. Encontre oportunidades na adversidade: o fracasso nos leva ao estresse e a crise, mas Achor diz que é necessário entender a derrota para aprender, ganhar mais impulso e depois chegar mais longe. O nosso cérebro desanima quando fracassamos ou estamos diante de um desafio, mas depois da falha há três opções: ou nada muda, ou você entra em um espiral negativo ou você volta mais forte do que nunca;
  5. O círculo do zorro: este princípio diz que quando nos concentramos em pequenas metas e depois a expandimos gradativamente, nós temos uma sensação maior de felicidade. A ideia é ter moderação e consistência para chegar aos níveis mais avançados. É comum que muitos coloquem um objetivo muito ousado para querer resolver em pouco tempo e ficam frustradas por colocarem um esforço enorme e não atingir o resultado. Achor defende que um plano de longo prazo, dividindo em metas pequenas te dará a confiança para uma meta seguinte, um pouco maior.
  6. A regra dos 20 segundos: Achor entende que precisamos de apenas 20 segundos de esforço para sairmos da inércia e “caminharmos”. Quando a força de vontade falha, volta-se ao velhos hábitos e sucumbe-se a menor resistência. Então, vinte segundo é o suficiente para substituir um mau hábito por um bom.
  7. Investimento social: tendemos a nos afastar de amigos e das relações sociais quando estamos sobrecarregados de trabalho para nos dedicarmos ao máximo ao ofício, mas Achor entende que é necessário fazer o oposto para termos a eficiência necessária. Investir em amigos, colegas, parentes e ter uma boa relação com as pessoas é fundamental para a pessoa ser feliz e, consequentemente, ser um fator que prediz o sucesso.

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